Mesmo os mais cuidadosos apreciadores de vinho tinto ou verdadeiros enófilos já tiveram com certeza alguma toalha, roupa, sofá ou tapete manchado com a bebida de Baco.
E afinal, o que deve ser feito nesse momento de desespero? O primeiro passo é não entrar em pânico. Apesar de não ser a tarefa mais simples do mundo, há alguns truques, segundo a revista Adega, que prometem solucionar o problema.
Seja rápido
O mais importante é limpar a mancha se possível quando esta ainda não tiver seca. Retire o excesso de vinho com papel de cozinha e lave a peça com água quente e sabão.
A água mais quente consegue diluir e ‘desprender’ o vinho que já penetrou no tecido. Há ainda quem prefira, ao invés de retirar o excesso com papel, colocar um pouco de sal na mancha ainda molhada, pois, dessa forma, o líquido tende a ser sugado pelo sal. Se preferir essa alternativa, cubra toda a mancha e deixe a repousar por cinco minutos. De seguida, retire o excesso e repita o processo até que clareie bem. Depois, pode lavar normalmente.
Outra dica é usar uma mistura de sabonete líquido e água oxigenada. Esta substância é um oxidante que dissolve os pigmentos da mancha e torna mais fácil a remoção com sabão ou sabonete.
Se estiver num ambiente mais formal e não puder retirar a toalha da mesa no momento em que o copo de vinho foi derrubado, o ideal é colocar sabonete líquido e água quente, que vai amolecer e impedir que a mancha seque.
Receita bizarra
Antigamente, estava muito em voga limpar as manchas com leite fervido. O procedimento é simples: basta encher uma panela com leite, colocar o tecido dentro, e ferver os dois. Assim que o leite alcançar o ponto de ebulição e começar a subir, desligue o fogo e deixe de molho (depois, claro, lave a peça com água e sabão). Outras pessoas preferem limpar vinho misturando uma parte de vinagre branco com três de água morna e esfregar bastante. Depois, é só lavar a peça à mão.