A diabetes de tipo 2 pode causar complicações graves para a saúde, daí ser tão importante estar atento a quaisquer possíveis sintomas.
Trata-se de uma condição que afeta milhões de indivíduos em todo o mundo, tendo por isso já sido apelidada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), juntamente com a obesidade, como a nova “epidemia do século XXI’.
De modo a controlar os sintomas da diabetes de tipo 2 é importante que os indivíduos tenham em atenção aquilo que comem e bebem diariamente.
Segundo, a organização britânica Diabetes UK, existem vários grupos de alimentos que propiciam o aumento dos níveis de açúcar no sangue.
Todavia, os especialistas alertam que é fundamental ter em atenção a quantidade de sal ingerida, já que consumir quantidades demasiado elevadas desta substância pode ainda aumentar o risco de incidência de pressão alta, o que por sua vez pode também causar doenças cardíacas e enfartes.
Segundo a Diabetes UK, quando já se sofre de diabetes existe igualmente uma maior predisposição para desenvolver essas condições.
O website da organização recomenda: “Tente limitar o consumo diário de sal a seis gramas, o que equivale a uma colher de chá”.
“A maioria dos alimentos pré-embalados já contêm sal, por isso é extremamente importante verificar sempre os rótulos e escolher os produtos com menor teor de sal”.
E segundo a dietista Lori Zanini, em declarações à publicação Metro UK, a principal fonte de sal nos alimentos ocorre nas refeições servidas nos restaurantes.
“O melhor conselho que posso dar é que os indivíduos optem por comer mais em casa. Somente, preparar as próprias refeições e limitar a quantidade de vezes que se come fora por semana diminui drasticamente a quantidade de sódio consumida”.