O soutien é uma peça de vestuário íntimo usado diariamente pela maioria das mulheres, porém a frequência com que se deve lavar este item ainda gera muitas dúvidas.
Provavelmente já se perguntou: será que devo lavá-lo uma vez por semana? Ou será que posso passar um mês a vestir a mesma peça.
Qual é a frequência certa?
A frequência com que deve lavar o soutien depende das vezes que já o usou. Não existe uma regra exata, se usa o mesmo soutien dias seguidos ou se transpira muito, deve lavá-lo com mais frequência.
Caso vá alternando entre vários soutiens, ou seja, nesse caso as lavagens podem ser mais espaçadas.
Em média deve lavar essa peça de vestuário a cada seis vezes de uso. Ainda assim, não deve usá-lo logo após a lavagem de modo a não enfraquecer o elástico do soutien.
Segundo Lexie Sachs, analista de produto do Laboratório de Tecidos do Instituto Good Housekeeping, o essencial é ter, no mínimo, dois ou três soutines e usá-los em rodízio para que as peças durem mais e não tenham de ser lavadas com tanta frequência. “Lavar demais o soutien acaba por danificar a sua elasticidade, característica essencial da peça, que age diretamente no suporte que dá aos seios”, diz.
Deve lavá-lo à mão?
Sim. Por ser uma peça delicada e com uma forma ideal, colocá-lo na máquina de lavar roupa pode desgastar mais o elástico e, consequentemente, diminuir a expetativa de vida dele.
Se mesmo assim insistir em lavá-lo à máquina deve escolher um programa de roupa delicada.
Pode ainda comprar sacos protetores próprios para máquina e colocar o soutien no interior.