O indivíduo pode descobrir se é pré-diabético através da realização de um exame de sangue, com o intuito de saber os seus níveis de glicose no sangue.
A pré-diabetes indica que a glicose não está sendo adequadamente metabolizada pelo organismo e se está a acumular perigosamente no sangue, mas ainda não caracteriza a diabetes.
O indivíduo é considerado pré-diabético quando os valores da sua glicémia em jejum variam entre os 100 e 125 mg/dl e é considerado diabético se esse valor atingir os 126 mg/dl.
Sintomas da Pré-diabetes
A pré-diabetes não tem qualquer sintoma e esta fase pode durar entre três a cinco anos. Se durante esse período a pessoa não seguir uma dieta regrada e praticar exercício físico então é extremamente provável que desenvolva diabetes, uma doença que não tem cura e que necessita de controle diário.
As únicas formas de saber se a pessoa tem diabetes é através da realização de exames. A glicémia de jejum normal é de até 99 mg/dl, por isso quando o valor está entre 100 e 125, a pessoa já se encontra na pré-diabetes. Outro exame que também serve para o diagnóstico da diabetes é o teste da hemoglobina glicada. Os valores entre 5,7% e 6,4% são indicativos de diabetes.
Estes exames podem ser realizados quando o médico suspeita de diabetes, quando há histórico na família ou através de um check up anual, por exemplo.
Pré-diabetes tem cura
Quem segue as orientações médicas prescritas, adota uma alimentção saudável e a prática regular de atividade física pode normalizar os seus valores glicémicos na corrente sanguínea, curando assim a pré-diabetes.