Recentemente o poder nutricional da banana e da aveia têm sido ofuscado por suplementos à venda no mercado de pré e pós-treino (em pó, barras e cápsulas).
Todavia, a banana e a aveia prometem voltar a ser destaque novamente na dieta de quem disse adeus ao sedenteramismo e opta por praticar desporto regularmente. Ricos em magnésio, a dupla (com nutrientes naturais e antioxidantes ao contrário de muitos suplementos com inúmeros aditivos) prepara os músculos para o esforço físico. Já no final do treino, ajuda na recuperação do corpo – o que por sua vez contribui para uma maior frequência na prática de atividade física.
“Um estudo italiano, publicado no conceituado Jornal Americano de Nutrição Clínica, revelou ainda que o mineral destes alimentos reduz o ácido láctico produzido no exercício, que, em excesso, provoca dores musculares”, explica a nutróloga Paula Vasconcelos, do Espaço Volpe, em São Paulo, em declarações à revista Abril.
A nutróloga afirma ainda que os benefícios destes dois superalimentos vão muito além do treino, sendo poderosos aliados para quem tem dificuldade em dormir. E recomenda: “à noite amasse a fruta com o cereal tambémcde modo estimular a produção de melatonina, a hormona responsável por uma noite bem-dormida”.