Provavelmente já sentiu a euforia de entrar no carro depois de um longo dia de trabalho, ligar o rádio para ouvir a sua música favorita e acompanhar a melodia, como se estivesse a cantar na gala dos Grammys. Porém, aquilo que talvez não saiba é que esse ato faz de facto bem à sua saúde.
A música é capaz por si só de aumentar os anticorpos que fortalecem a imunidade do organismo e nos protegem contra bactérias. E, segundo especialistas, cantar no carro também gera vários outros efeitos positivos para a saúde mental.
Cantar no carro pode estimular a mente e aliviar os sintomas de stress e depressão
Não é de hoje que os psicólogos sabem que cantar faz bem, mas mais informações continuam a vir à tona. Um estudo global realizado em 2017 com mais de 1.700 membros de corais concluiu que cantar em grupo beneficia o bem-estar mental da pessoa por criar conexões sociais e estímulos cognitivos.
A psicoterapeuta Kelley Kitley, de Chicago, diz que ela própria já sentiu esses benefícios. Quando deixa o trabalho depois de passar o dia a atender clientes e volta para casa para se encontrar com o marido e os quatro filhos, a prática diária de cantar no carro no caminho de volta é fantástica para libertar as tensões acumuladas.
"Antigamente eu tinha o ritual de chegar a casa e tomar um cálice de vinho", contou Kitley. "Há seis anos atrás, quando fiquei sóbria, tive que substituir o vinho por algo positivo. Adoro música e adoro acompanhar canções, isso é algo que me energiza profundamente”.
Cantar no carro não apenas tornou mais prazerosos os trajetos que Kitley faz sozinha no carro – também os passeios de carro com toda a família tornaram-se mais descontraídos. Além disso, cantar é uma alternativa divertida para pessoas que não gostam de meditação ou de outros métodos para administrar o stress, explica a especialista.
"Geralmente há alguma discrepância na escolha das canções, mas é muito divertido", disse a terapeuta. "Especialmente pelo fato de passarmos tanto tempo no carro. Recomendo o canto aos meus clientes tanto quanto recomendo que pratiquem ioga ou meditação."
Connie Omari, terapeuta profissional licenciada que atende na Carolina do Norte e é proprietária da Tech Talk Therapy, disse que também ela sugere aos seus pacientes que cantem enquanto estão ao volante. A prática do canto pode servir como uma forma de meditação, acalmando uma mente agitada.
"Quando ouvem música, os motoristas ganham a oportunidade de substituir pensamentos negativos por outros mais positivos, com a ajuda do ritmo", explicou. "É um convite, uma oportunidade para a meditação."
A música produz as mesmas hormonas de bem-estar que recebemos quando abraçamos uma pessoa querida
Para a terapeuta familiar Katie Ziskind, do Connecticut, cantar e ouvir música liberta ocitocina, substância química às vezes descrita como a ‘hormona do amor’. A maioria das pessoas sente os efeitos da ocitocina quando abraça alguém ou está na fase inicial de um relacionamento amoroso. A ocitocina promove emoções como confiança, senso de estabilidade e até mesmo descontração.