Cinco coisas que acontecem ao seu corpo se comer dois ovos por dia

O velho debate continua: afinal o ovo é ‘amigo ou ‘vilão’?

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
28/05/2019 09:00 ‧ 28/05/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Ovo

Os ovos podem ter uma fama injusta devido ao colesterol, mas são de facto uma excelente fonte de nutrientes. Incluí-los no almoço ou no jantar, como parte de uma alimentação equilibrada, pode beneficiar a visão e a memória – mas há mais.

Ajuda a manter os músculos

Trata-se do segredo que a maioria das pessoas que praticam musculação estão a par: a clara dos ovos contém leucina, um aminoácido que ajuda a manter e a construir a massa muscular. A substância é boa não só para quem pretende ganhar músculo, mas também para reduzir a velocidade da atrofia muscular que ocorre com o passar dos anos. Porém, comer só as claras dos ovos, não é exatamente uma boa ideia (apesar do que grande parte dos fanáticos do fitness acreditam). Se por um lado reduz o consumo calórico, por outro perde-se boa parte dos nutrientes presentes no alimento.

Memória mais afiada

Os ovos também são ricos em colina, uma substância que ajuda na ligação dos neurónios cerebrais. Ao ingerir dois ovos ao dia, uma pessoa consome a quantidade necessária desse nutriente, o suficiente para aguçar a memória.

Benéfico para as grávidas (e para quem quer engravidar)

O ácido fólico é um dos nutrientes que todas as gestantes ou mulheres que desejam engravidar devem consumir, de modo a garantir a boa formação do feto. Ovos são um dos alimentos que contém a vitamina e devem assim integrar a dieta da mulher.

Os seus olhos agradecem

A gema do ovo é rica em vitamina A e luteína, substâncias que ajudam na saúde dos olhos. A luteína, responsável pela cor alaranjada da gema, está presente nas nossas membranas oculares - e, de acordo com estudos recentes, ajuda a reduzir o risco de doenças como a degeneração macular.

Ossos e dentes mais fortes

Outro nutriente presente em abundância nos ovos é a vitamina D, que ajuda o corpo a absorver o cálcio de outros alimentos, auxiliando a fortalecer ossos e dentes.

Qual é a melhor forma de comer ovo?

Os nutricionistas recomendam que os ovos sejam consumidos preferencialmente cozidos ou escalfados, para garantir a ingestão de todos os nutrientes.

E o ovo estrelado conta?

Deve consumir moderadamente. O grande problema do ovo estrelado consiste na forma como é cozinhado, normalmente em azeite ou óleo. Se mesmo assim não resistir a um ovo estrelado, opte por prepará-lo numa frigideira antiaderente, adicionando apenas um pingo de azeite ou óleo de coco.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas