O Dia Internacional do Yoga comemora-se esta sexta-feira, dia em que começa também o verão. A compreensão e prática do Yoga tem crescido de ano para ano, sendo uma atividade que começa a chegar a cada mais portugueses, independentemente do género, idade ou condição física. Ao conectar e interligar o corpo e mente através de exercícios, é possível um sem número de benefícios, também eles físicos e mentais. Benefícios a que os portugueses estão cada vez mais rendidos, como se pode ver pelos dados da plataforma Fixando, que confirmam um crescimento na procura de 18% face a 2018.
Há vários tipos de Yoga, com origens e estilos diferentes: do Yoga Ashtanga Vinyasa ao Hatha Yoga, passando pela moderna derivação para o Power Yoga. Mas uma das grandes tendências tem sido levar a prática do yoga aos mais novos, inclusive em algumas creches e escolas. Em termos físicos, ao estimular a coordenação motora, as crianças ganham força, flexibilidade e equilíbrio. Mas aqui, o aspecto mental é crucial, - promover um estado de compreensão e calma interior que estimulam não só a memória e concentração, como também a criatividade.
O Yoga é também uma das melhores atividades para as grávidas. Primeiro, porque permite ao corpo uma adaptação às mudanças que ocorrem visto que alonga e tonifica músculos e facilita a flexibilidade, tudo isto enquanto ajuda no relaxamento e tranquilidade, que passam da mamã para o bebé.
E nada é mais fácil do que ter acesso a estas aulas e incluir as aprendizagens no seu quotidiano. Na plataforma Fixando poderá encontrar oferta de aulas privadas de Yoga que poderão custar cerca em média 25 euros e aulas de yoga pré-natal em torno dos 30 euros.