Um grupo de investigadores da Underwriters Laboratories (empresa internacional de certificação de segurança) que aponta que dormir de porta fechada pode ser uma medida simples e essencial para lhe salvar a vida.
O caso específico que se aponta é a possibilidade de incêndio dentro de casa. Ter a porta do quarto fechada fará toda a diferença a nível da propagação de chamas, redução de fumos tóxicos, garantia de que os níveis de oxigénio se mantêm ao ponto de garantir a sobrevivência além de evitar o aumento excessivo de temperatura.
O inquérito que procurou conhecer os hábitos de sono de uma amostra da população foi desenvolvido nos Estados Unidos, local onde é particularmente comum (mas não restrito) o uso de sintéticos na construção e móveis de casa, o que permite uma propagação do fogo muito mais rápida.
Das conclusões do inquérito, os responsáveis pelo estudo apontam ser comum a noção de que é mais seguro dormir com a porta aberta, o que levou o grupo da UL a lançar uma campanha que alertasse para o contrário.