Na lista dos queijos, o fresco é campeão em nutrientes e em baixas calorias, sendo o mais indicado por nutricionistas para aqueles que pretendem emagrecer ou simplesmente ingerir uma alimentação mais saudável.
O alimento reúne proteínas (contribui na formação dos músculos), vitaminas A (antioxidante), D (aumenta a imunidade) e B (mantém a saúde de olhos, pele e cabelo), e minerais, como fósforo e cálcio (para ossos e dentes fortes). “O queijo fresco é extremamente leve, porque o leite usado na fabricação é o desnatado. Regra geral outros queijos são confecionados com o tipo integral na receita, tornando-os mais calóricos e gordurosos”, explicou a nutróloga Cristiane Coelho, em declarações à revista Abril.
Uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) constatou que o consumo regular de queijo fresco está associado a um menor risco de hipertensão e diabetes, pois além de fornecerem cálcio, estes são quase isentos de gordura. Essa combinação estabiliza a pressão arterial, regula a absorção da glicose e ajuda a equilibrar o peso.