Existem frutas e legumes que têm um tom de roxo específico e que estão repletos de nutrientes, vitaminas e antioxidantes.
Eis esses superalimentos:
Mirtilos
Trata-se de uma fruta pequena, arroxeada e de sabor cítrico, podendo ser usada em diferentes receitas. Possui essa cor por conta das antocianinas, pigmentos responsáveis por conceder esse tom roxo-azulado da fruta.
O mirtilo é uma fonte de nutrientes importantes e pode ser consumido sem medo. Além de saboroso, acarreta um forte poder antioxidante, inibindo os radicais livres e, consequentemente, combatendo problemas como o envelhecimento precoce.
Amoras
Outra fruta que também merece destaque. Assim como o mirtilo, é riquíssima em antioxidantes, de modo que combate ativamente o envelhecimento celular (a própria vitamina E tem uma atuação antioxidante no organismo). Ao mesmo tempo, a amora destaca-se por conter os flavonoides - compostos químicos com ações anti-inflamatória, antibacterianas e antioxidantes.
Couve-roxa
Com um tom de roxo mais vivo, a couve-roxa é outro alimento que deve comer no dia a dia. Também carrega substâncias antocianinas, responsáveis pela pigmentação do alimento.
A couve-roxa é igualmente uma fonte de minerais importantes, tais como cálcio, potássio e ferro, assim como de vitaminas fundamentais - do complexo B (como a B9, também conhecida como ácido fólico), A, C e E.
E há mais!
Existem outros alimentos arroxeados/azulados que podem entrar na sua lista do supermercado, tais como a berinjela, o milho azul (variedade mexicana do alimento), ameixas, uvas e repolho roxo.