Não dispensa usar meias mesmo quando estão 30ºC e dorme destapado?
Eis seis possíveis razões para ter os pés sempre ‘congelados’:
1. Doença de Raynaud
Esta condição faz com que o doente sinta os dedos das mãos e dos pés gelados e dormentes, especialmente durante o frio, mas também quando estão a passar por situações de stress. Isso ocorre devido ao estreitamento de artérias, o que acaba por prejudicar a circulação sanguínea de algumas partes do corpo. A patologia é mais comum em mulheres e em pessoas que vivem em regiões muito frias. Em alguns casos, o uso de medicamentos para a circulação sanguínea é recomendado.
2. Hipotiroidismo
Essa condição acontece quando a tiroide não produz hormonas suficientes para manter o funcionamento corporal. Os sintomas são fadiga, ganho de peso e problemas de memória, que podem também ser confundidos por sintomas provocados por stress e envelhecimento. Nesses casos, a pele pode ficar fria, seca e sentir comichão.
3. Anemia
A falta de glóbulos vermelhos no sangue compromete o fluxo de oxigénio no corpo. Entre os sintomas mais comuns da anemia, estão as sensações de fraqueza e cansaço, dores de cabeça, palidez na pele, tonturas e, inclusive, pés e mãos gelados. O tratamento varia conforme o nível da anemia, mas costuma geralmente ser à base de reposição de ferro, ácido fólico, vitamina C e vitamina B12.
4. Danos neuronais em diabéticos
Muitos diabéticos podem apresentar a neuropatia diabética periférica, cujos sintomas incluem dormência, sensação de formigueiro, dores e frio constante nos pés, nas pernas e nas mãos. As indicações para esses pacientes incluem a prática de exercício físico com frequência e, claro, acompanhamento médico.
5. Outros tipos de neuropatias
Além da diabetes, outros fatores podem provocar danos neuronais – entre eles estão lesões e outras condições médicas, como deficiências de vitaminas, doenças renais e do fígado, disfunções metabólicas e até mesmo contacto com algum tipo de substância tóxica.
6. Tabagismo
Fumar provoca problemas de circulação, o que está diretamente ligado ao frio sentido nas extremidades do corpo. Nos fumadores, os vasos sanguíneos tornam-se mais estreitos, o que facilita a formação de coágulos. Os problemas de circulação provocados pelo cigarro podem incluir mãos e pés gelados, doenças de pele, feridas, úlceras e gangrenas.