No encontro anual da Sociedade Norte-Americana de Microbiologia, investigadores do New York Institute of Technology (NYIT) revelaram que a resposta para eliminar bactérias resistentes aos antibióticos pode estar em esponjas de cozinha. Nestes utensílios, foram encontrados os chamados bacteriófagos, que são vírus que afetam as bactérias e podem servir de ferramenta contra a presença de microrganismos resistentes.
Os cientistas do instituto isolaram bactérias provenientes de esponjas e utilizaram-nas como iscas para determinar quais bacteriófagos poderiam atacá-las. Assim, foram descobertos dois tipos de vírus que realizam o 'ataque'.
Os bacteriófagos foram testados para verificar se conseguiam infectar bactérias que presentes em outras esponjas. Os investigadores notaram que ambos foram capazes de matar as bactérias – que eram da família Enterobacteriaceae.
Esses microorganismos pertencem a um grupo de micróbios que costuma ser encontrado em fezes – e alguns são responsáveis por infecções hospitalares. Apesar das bactérias encontradas serem muito similares, foram identificadas variações químicas entre elas.