Nesse momento maldito, a única opção é encarar a ressaca de frente e seguir algumas dicas para amenizar o mal-estar.
Para ajudá-lo a não sofrer tanto com a indisposição pós - ‘bebedeira’, anote as orientações de Cátia Ruthner, nutricionista do W Estética & SPA, em São Paulo, em declarações à versão brasileira da revista Women’s Health.
Alimentos que ajudam a melhorar a ressaca
Bebidas desportivas e água de coco: os isotónicos industrializados e a água de coco repõem os líquidos e sais minerais necessários para o funcionamento do organismo.
Chá de gengibre ou hortelã: “Estudos mostram que o chá de gengibre pode reduzir a náusea e o enjoo. Já o chá de hortelã pode aliviar a dor de estômago e diminuir a náusea”, explica Cátia.
Sumos de fruta: “Beba um copo de suco de maçã ou de mirtilo para melhorar o processo de recuperação. A frutose da fruta dá ao corpo energia instantânea, e pode até mesmo ajudar a acelerar o metabolismo para se livrar das toxinas do álcool”, indica a profissional. Além disso, essas bebidas também contêm vitaminas e água em abundância, O que auxilia na reidratação do corpo.
Ovos: são ricos em aminoácidos, como a cisteína e a taurina. “A taurina aumenta a função do fígado e a cisteína ajuda a diminuir os sintomas (enjoo, mal-estar e dor de cabeça) causados pela decomposição do álcool que ocorre no fígado”.
Dicas para evitar ou amenizar a ressaca no dia seguinte
Ingira muitos líquidos. Isto inclui água ou água de coco que é um isotónico natural. “Caso não goste de beber água natural pode aromatizá-la com com folhas de hortelã, pedaços de gengibre, rodelas de limão ou laranja e pau de canela”, aconselha. As bebidas alcoólicas provocam a desidratação do organismo, como tal entre um copo ou outro de cerveja beba muita água.