Todavia, o excesso de colesterol no sangue pode provocar um depósito de gordura no fígado, o que, em algumas pessoas, pode gerar sinais como:
- Bolinhas de gordura na pele, conhecido como xantelasma;
- Inchaço do abdômen sem razão aparente;
- Aumento da sensibilidade na região da barriga.
O xantelasma forma-se nos tendões e na pele e é caracterizado pelo aparecimento de caroços de diversos tamanhos, geralmente rosados e com bordas bem definidas. Estes surgem em grupos, numa determinada região, como no antebraço, nas mãos ou em volta dos olhos.
O inchaço abdominal e a sensibilidade nessa região normalmente são causados pelo aumento do fígado e do baço que ocorre quando as concentrações de triglicéridos no sangue atingem valores próximos ou superiores a 800 mg/dl de sangue, podendo até produzir outros sintomas como dor abdominal intensa e náuseas frequentes.
Como os níveis de colesterol têm que estar extremamente elevados para o surgimento destes sintomas, na maioria das vezes a pessoa nem sabe que está a sofrer de colesterol alto, o que facilita a sua progressão e o tratamento tardio. Convém salientar, que quando não é identificado atempadamente, o colesterol pode originar problemas cardiovasculares, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Como posso confirmar se estou a sofrer de colesterol alto?
A única maneira fiável de confirmar se o colesterol está alto ou não, é através de um exame de sangue para avaliar as quantidades de colesterol total, mau, bom e triglicéridos.
Trata-se de um exame relativamente simples, mas deve ser feito de manhã e em jejum para garantir que os resultados estão corretos.