Dentição pode curar cegueira. Três factos estranhos sobre os dentes

A dentição humana tem como funções principais a mastigação e a fonética, mas também tem uma função social importante, que não deve ser menosprezada - já que um sorriso bonito pode fazer toda a diferença. Contudo, existem alguns factos sobre a dentição menos conhecidos e completamente inusitados.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
23/08/2019 13:00 ‧ 23/08/2019 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Dentes

De acordo com o dicionário da Porto Editora, a definição do termo 'dentes' é claro: "ANATOMIA cada uma das estruturas de origem óssea cuja função é cortar, rasgar e moer os alimentos, sendo também importantes na articulação dos sons e das palavras". 

O que esta definição não inclui são outras particularidades destas estruturas, que a publicação Mega Curioso dá a conhecer...

1- Tatuagem dentária

Se está na dúvida sobre qual local do corpo quer fazer a próxima tatuagem, saiba que alguns tatuadores pelo mundo já adotaram a tatuagem no dente. O mais curioso é que a tinta, à base de grafeno, possui a peculiaridade de repelir bactérias e evitar cáries.

2- Dentes podem curar cegueira

Mais de 600 pessoas pelo mundo já experimentaram uma cirurgia um tanto estranha. Células-tronco retiradas da polpa dentária avançam nas experiências para a cura de pessoas cegas. Realizada em diversos pacientes que rejeitaram transplantes de córnea, uma mulher de 60 anos divulgou um resultado satisfatório, este ano, nos Estados Unidos.

3- Dentistas encontram 526 dentes numa criança

Em julho deste ano, na Índia, dentistas encontraram nada menos do que 526 dentes na boca de um menino de 7 anos. A patologia rara na verdade é conhecida como odontoma composto e consiste na malformação dos tecidos dentários. Embora a causa ainda não seja conhecida, fatores geográficos ou mesmo genéticos podem ser os principais causadores.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas