Estima-se que cerca de 25% da população portuguesa sofra de pressão alta.
A condição, que também é conhecida por hipertensão, raramente se manifesta através de sintomas percetíveis.
Todavia, quando a hipertensão não é tratada pode resultar no desenvolvimento de problemas sérios, tais como doenças cardíacas, enfartes e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
De modo a reduzir a pressão arterial, é importante praticar atividade física regular e sobretudo seguir um regime alimentar saudável, pobre em gorduras e açúcares.
E segundo uma pesquisa publicada no periódico científico Food Science & Nutrition, beber sumo de tomate sem sal pode atenuar os sintomas da condição.
Para efeitos daquele estudo, 184 homens e 297 mulheres beberam a quantidade de sumo de tomate sem sal que quiseram durante um ano.
No final da pesquisa, a pressão arterial em 94 participantes que não haviam recebido tratamento para pré-hipertensão ou hipertensão viram os seus níveis diminuir drasticamente.
A pressão arterial sistólica (PAS) reduziu em média de 141.2 para 137.0 mmHg e a pressão diastólica (PAD) diminuiu de cerca de 83.3 para 80.9 mmHg.
Sendo que estes efeitos benéficos foram semelhantes entre homens e mulheres de faixas etárias diferentes.
Os autores do estudo afirmaram em comunicado: “Esta pesquisa é a primeira que investigou o impacto do tomate ou de um produto à base de tomate nos marcadores de risco de doenças cardiovasculares ao longo de um ano e entre várias faixas etárias. E os resultados são massivamente positivos”.
Os investigadores recomendam o consumo diário de um copo de sumo de tomate sem sal. E sublinham que tal não exclui de todo acompanhamento médico e a possível toma de outros fármacos para tratamento da hipertensão.