Entenda por que estalar o pescoço o pode matar

Todos conhecemos aquela pessoa que tem a mania de estalar os dedos, punhos e o pescoço. Mas, sabia que este hábito aparentemente inocente pode ser letal?

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
06/09/2019 11:30 ‧ 06/09/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Estalar o pescoço

Normalmente é uma forma de relaxar e de alívio para algum tipo de tensão no corpo mas, alguns especialistas alertam de que a ação de estalar por conta própria pode ser extremamente arriscado.

Um número chocante e surpreendente é o de que 25% dos casos de AVC em pessoas com menos de 40 anos, estão ligados ao estalos de pescoço.

O jogador norte-americano Josh Hader, de 28 anos, contou em entrevista ao jornal The Washignton Post, que ao esticar o pescoço para tentar acabar com uma dor que estava a incomodar foi praticamente de imediato transportado para o hospital. Os médicos logo lhe diagnosticaram um derrame grave em Hader, em decorrência de um coágulo que se formou na região em que o jogador ouviu o estalo.

O médico que atendeu o jogador afirmou que podia ter morrido, já que o simples facto de ter estalado o pescoço fez com que ele rompesse a artéria vertebral. Embora assustador, os especialistas garantem que é muito raro que um estalo no pescoço ocasione um AVC (cerca de 2% dos casos), mas é importante ficar atento, pois uma dor incómoda pode ser o ponto de partida para situações mais sérias.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas