O abacate, fruto originalmente do México, tem vindo a ganhar terreno na alimentação dos países europeus nos últimos anos.
Fruto que nasce do abacateiro, tem uma textura cremosa e suave, o que o torna um ótimo ingrediente para pastas, tal como o guacamole, ou até mesmo sobremesas.
Por ter uma pele bastante espessa e dura, conserva-se por si e não necessita de aditivos.
O abacate é constituído em cerca de 80% por água e fibra e tem um baixo valor se açúcar, comparado com outras frutas, o que o torna um óptimo aliado na regulação intestinal, no controlo da glicémia.
Contém também uma quantidade significativa de gorduras mono e poli-insaturadas que leva ao aumento da quantidade do colesterol bom (HDL) e, juntamente com os anti-oxidantes, minerais e a fibra, potenciam a saúde do coração e a baixa pressão arterial.
Mas atenção, o abacate é um fruto calórico e tal como todos os alimentos deve ser consumido com moderação. Recomenda-se que a dose diária seja meio abacate.
Ao juntar o abacate a uma alimentação saudável e variada pode levar até a um controlo do peso e do índice de massa corporal. Por isso, divirta-se a usá-lo em saladas, tostas e sobremesas!