Inicialmente, as estrias provocam bastante comichão e a pele começa a apresentar pequenas lesões, como se fossem fios de cor vermelha ou arroxeada, que, com o passar do tempo, tornam-se brancos.
Regra geral as mulheres estão mais propensas a ter estrias, mas os homens também as podem desenvolver, principalmente na área da barriga, laterais do corpo e nas costas.
Todavia, o aparecimento de estrias reflete-se numa questão de qualidade da pele e por isso nem todas as pessoas são afetadas. Por isso, se alguém da sua família, como mãe, avós, tias ou irmãs tem estrias, é mais provável que também as tenha ou venha a ter.
Como tal siga estes quatro conselhos, divulgados pela publicação Tua Saúde, para não ter estrias e ficar com a pele sempre bonita e lisa:
1. Não coçar
Ter comichão na pele indica possivelmente falta de hidratação, e isso geralmente ocorre durante a gravidez quando a gestante percebe que a sua barriga e mamas começam a coçar, à medida que crescem.
Uma boa estratégia é nunca ceder a tentação e não coçar a pele, porque essa ação pode destruir as fibras que dão sustentação à pele, favorecendo o surgimento ou agravamento das estrias. Sempre que sentir vontade de coçar, aplique creme hidratante ou óleo mineral exatamente no local que está a causar incómodo.
2. Hidratar a pele
Aplicar creme hidratante por todo o corpo, especialmente nas região da barriga, seios, braços e pernas, é fundamental para evitar as estrias. O melhor momento para esta aplicação é depois do banho, momento em que os produtos conseguem penetrar na pele com mais facilidade, e por isso ter melhores resultados.
Misturar uma colher de sopa de óleo de amêndoas com um creme hidratante resulta numa loção super eficaz para amaciar a pele. No entanto, existem diversos cremes próprios para prevenir e combater estrias que podem ser comprados em farmácias e supermercados.
Beber sempre cerca de dois litos de água ou chá também é uma ótima forma de manter a pele hidratada de dentro para fora.
3. Fazer um tratamento estético
Recorrer a tratamentos estéticos como carboxiterapia, intradermoterapia, peeling, laser de CO2, microagulhamento com dermaroller, são boas estratégias para combater as estrias já instaladas. Estes tratamentos são eficazes porque promovem a reorganização das células e renovação da camada de pele da região tratada.
4. Evitar as alterações súbitas de peso
Ao haver uma grande mudança de peso, como emagrecer ou engordar repentinamente, a pele estica muito rapidamente favorecendo as estrias. Assim se a pessoa se mantiver dentro do peso ideal tem menos chances de desenvolver estas cicatrizes na pele.
Ao fazer dieta para emagrecer também é importante não seguir regimes alimentares extremos que levam a uma grande perda de peso num curto espaço de tempo, até mesmo porque a tendência será recuperar rapidamente o peso perdido rapidinho (e por vezes ganhar ainda mais uns quilos).