O champô de café tem vindo a tornar-se uma moda e imensamente popular sobretudo na Internet, prometendo diversos benefícios para o cabelo, principalmente pela cafeína, que é um alcaloide, que acarreta uma alta atividade biológica e tem a capacidade de penetrar a barreira da pele.
Alguns estudos já comprovaram que a absorção da cafeína através dos fios é elevada e rápida, mas em concentrações e formulações que facilitam a absorção dessa substância e não o café.
No entanto, usar o champô de café, como refere a revista norte-americana Glamour, em que o grão é diretamente misturado no produto, não pode ser considerado a mesma coisa, pois a cafeína é apenas um dos componentes do café e, portanto, não há como saber ao certo a real concentração que está nesta mistura.
Além disso, as partículas sólidas e demasiado grandes são provavelmente menos absorvidas em comparação com as partículas que são tratadas quimicamente para se tornarem mais permeáveis. Portanto, se deseja ter os benefícios dessa substância é preferível usar um produto que já tenha cafeína na sua fórmula do que misturar o seu champô com café.
A publicação salienta assim, que o ideal é utilizar esse tipo de produto com orientação de um dermatologista de confiança.