Saber identificar os sinais da falta de potássio e procurar ajuda médica nesses casos é fundamental.
O défice de potássio na corrente sanguínea pode provocar fraqueza muscular, aumento das taxas de açúcar no sangue e nos casos mais graves paragem respiratória, o que pode levar a pessoa à morte.
Quatro sinais da falta de potássio no organismo, segundo a publicação VEJA:
1. Cãibras e fraqueza muscular
Os primeiros sinais da falta de potássio no organismo são as cãibras frequentes e a fraqueza muscular grave, como simplesmente não conseguir levantar-se da cama. O potássio cumpre um papel importantíssimo no trabalho muscular, pois funciona como se fosse a energia que move os músculos. Esta fraqueza pode ainda surgir associada à sensação de formigueiro e dormência dos membros.
2. Obstipação
O potássio necessita de manter níveis equilibrados no organismo. Quando em demasia, também é prejudicial. O intestino tem a função de absorver o nutriente e eliminar o excesso. Qualquer alteração pode resultar em prisão de ventre e retenção de líquidos.
3. Irregularidade nos batimentos cardíacos
Entre os sinais da falta de potássio no organismo, este é o que mais envolve mais riscos, pois pode provocar o óbito. Ritmo cardíaco anormal, com batimentos irregulares e palpitações, pode ser um indicativo que os níveis de potássio podem estar baixos.
4. Náuseas e vómitos
Náuseas frequentes e vómitos diários podem não ser só sinal de gravidez. Esses dois sintomas também evidenciam que os níveis de potássio no organismo estão abaixo do normal.
Procure um médico
A hipocalemia, como é chamada a baixa concentração de potássio, é fácil de tratar. Geralmente, o médico receita um composto que é tomado por via oral e o paciente deverá ainda começar a seguir uma dieta mais saudável. Nos casos mais graves, é possível que doses desse nutriente sejam injetadas diretamente na veia.
A alimentação também cumpre papel importantíssimo na manutenção do potássio no organismo. Esse macromineral é facilmente encontrado em vegetais, como na beterraba cozida, banana, sumo de laranja, melão, semente de abóbora, abacate, damasco e mamão.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 3,51 gramas de potássio por dia, o que por exemplo equivale a duas bananas.