Perigo no prato. Cinco alimentos que nunca deve comer

Os cinco tipos de alimentos que nunca se deve comer são aqueles que incluem na sua composição gorduras processadas, açúcar, sal, aditivos como corantes, conservantes e realçadores de sabor.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
07/10/2019 13:00 ‧ 07/10/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Má alimentação

Essas substâncias artificiais são prejudiciais para o organismo e estão associadas ao aparecimento de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e cancro. 

A saber, que esses alimentos podem ser substituídos por versões mais saudáveis, cozinhadas no forno ou grelhados que contenham gorduras boas como azeite e óleo de coco, farinhas integrais e adoçantes naturais, como stévia e xilitol.

Eis cinco alimentos que devem ser evitados e como substituí-los na dieta:

Fritos em óleos vegetais

Alimentos fritos acabam por ser extremamente ricos em calorias extras que advém da gordura, sendo nocivos sobretudos para quem deseja perder peso. Além disso, o consumo excessivo de óleos vegetais refinados pode prejudicar a saúde, como os óleos de soja, canola e milho, por exemplo. 

2. Carnes processadas e charcutaria

Carnes processadas ou produtos de charcutaria como salsichas, salame, presunto, fiambre e mortadela são ricas em gorduras mal, sal, conservantes e realçadores de sabor, que aumentam o risco de problemas como pressão alta, cancro do intestino e outras patologias sérias. 

3. Comida pronta congelada

Comida pronta congelada, como lasanha ou pizza, são normalmente ricas em sal e gorduras transgénicas, elementos que ajudam a conservar o alimento e dar mais sabor, mas que acabam por provocar problemas como retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

4. Temperos em cubos e molhos de soja

Temperos de carne, galinha ou legumes em cubos e molhos como os de soja e inglês, são muito ricos em sódio, o composto do sal que causa aumento da pressão arterial. Além disso, muitos são compostos por realçadores de sabor e conservantes que irritam o intestino e causam dependência no sabor.

5. Refrigerantes

Estas populares bebidas são bebidas ricas em açúcar, aditivos, conservantes e realçadores de sabor que aumentam o risco de problemas no intestino, inflamação, aumento do açúcar no sangue, obesidade e diabetes. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas