Se sofre de insónias, fazer sexo pode ser uma ótima solução. De acordo com um estudo feito pelo especialista em sono Michele Lastella, ter relações sexuais antes de ir para a cama é o segredo para um sono perfeito. Porém, a qualidade do sono está diretamente associada ao orgasmo e à satisfação mútua dos parceiros.
“Existem fortes evidências que apontam que deve trocar o tempo passado em frente à televisão, ao computador ou a mexer no telemóvel por uma sessão íntima. Quando está envolvido no sexo, não está a pensar no que tem que fazer no dia seguinte, não está a mexer no telefone. Isso distrai-o”, afirmou o académico ao portal australiano Adelaide Now.
Um estudo semelhante, conduzido pela Oxford Economics e pelo Centro Nacional para Pesquisa Social, no Reino Unido, apurou que uma boa noite de sono e relações sexuais de qualidade superam o impacto do dinheiro no bem-estar.
“Um sono de qualidade é o maior contribuinte para uma vida melhor”, disseram os investigadores. Aqueles que se descreveram como mais felizes, também relataram estar mais satisfeitos com sua vida sexual.
Um cocktail químico explosivo
Além da distração, o efeito 'sonífero' do sexo está diretamente associado à produção de um 'cocktail químico' pelo corpo durante e após a relação.
Um baixo nível de stress, associado ao sentimento de intimidade, provocado pela ocitocina, e de euforia, causado pela libertação de endorfinas, tem um efeito calmante que induz o sono.