A dor de estômago surge muitas vezes acompanhada de vómitos ou azia. O incómodo pode estar associado à alimentação, estilo de vida ou a doenças que necessitam de atenção e acompanhamento médico.
O que pode ser a dor no estômago?
As condições que têm como sintoma a dor de estômago podem ser várias. Eis, segundo a revista Science Daily, a lista com algumas das mais comuns:
Cancro no estômago
A possibilidade de tumor deve ser considerada principalmente se a manifestação ocorrer acompanhada de perda de peso súbita e vómitos com sangue. Neste caso, é de extrema importância procurar um médico o quanto antes, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
Diarreia
Além de ser sintoma de gastroenterite — inflamação do trato digestivo —, a diarreia pode causar fortes dores no estômago e deve ser tratada com hidratação e repouso. Caso não haja melhora, o ideal é procurar atendimento médico.
Gases
Associados a quadros de má digestão, os gases normalmente podem acarretar em dor de barriga semelhante a do estômago, além de dificuldade maior para digerir a comida.
Gastrite ou úlcera
A dor no estômago pode representar outros quadros, como gastrite e úlcera. Neste caso, ainda pode haver associação com a bactéria Helicobacter pylori, que infecta a mucosa do órgão.
Enfarte
Um dos sintomas de enfarte é a dor na boca do estômago. Embora não seja muito comum, essa manifestação é possível mesmo sem a presença de dor no peito.
Idosos, obesos, pessoas com diabetes e tabagistas têm um maior risco de desenvolverem doenças no coração.
Intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar apresenta características como forte dor no estômago, vómitos e até febre.
Medicamentos
Alguns fármacos, como anti-inflamatórios, podem causar bastante irritação no sistema digestivo pois tem o poder de alterar a flora intestinal e remover a camada de proteção do estômago.
Pancreatite
Quando a sensação de mal-estar é constante, a causa de dor no estômago pode variar desde pancreatite — inflamação no pâncreas, órgão com função hormonal e digestiva — até condições mais graves. Neste caso, costuma estar associada a vómitos, prisão de ventre e inchaço.