Agrião e brócolos são benéficos para o tratamento do cancro colorrectal

Investigadores portugueses comprovaram potencial anticancerígeno destes vegetais.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
16/10/2019 16:28 ‧ 16/10/2019 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Alimentação e Saúde

Um estudo do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET) e do Instituto Português de Oncologia (IPO) comprovou o potencial anticancerígeno de extratos de agrião, brócolos e outros vegetais crucíferos.

Nesta investigação, chegou-se à conclusão de que extratos destes vegetais, assim como os seus compostos de forma isolada, são capazes de induzir a morte das células cancerígenas. O extrato de agrião, dizem as instituições em comunicado, é ainda capaz de reduzir a população de células estaminais cancerígenas responsáveis pelo aparecimento do cancro, pela sua reincidência e pela resistência a tratamentos com quimioterapia.

Para chegar a este resultado, "foram usadas células de cancro colorretal cultivadas em sistema 3D e que mimetizam o comportamento de tumores in vivo", justificam na nota enviada ao Lifestyle ao Minuto. 

O cancro colorretal é o 3º cancro mais comum em Portugal, a seguir ao cancro da mama e da próstata, e mata cerca de 4 mil portugueses todos os anos. A investigação representa uma esperança para o desenvolvimento de novas terapias baseadas em compostos naturais. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas