Mas a Wine Enthusiast não foi a única publicação internacional a deliciar-se com o ‘La Rosa Reserva tinto 2016’. A Wine Spectator atribuiu-lhe 93 pontos, seguindo-se, o convite para a Quinta de La Rosa participar – pela primeira vez e com este néctar – na New York Wine Experience, uma mostra de vinhos muito exclusiva, onde apenas participaram 270 vinhos do mundo inteiro, a convite da revista. A publicação Rober Parker Wine Advocate também se rendeu ao mesmo, cabendo a nota de prova nos 92-94 pontos. Em Portugal, o ‘La Rosa Reserva tinto 2016’ foi distinguido no Concurso Vinhos de Portugal com uma medalha de Grande Ouro. Ora aqui está uma excelente premissa para este tinto do Douro, prestes a dar a vez à colheita de 2017.
Predominado pela Touriga Nacional (60%), a casta-bandeira de Portugal, entre uma panóplia de variedades de uvas provenientes de Vinhas Velhas, o ‘La Rosa Reserva tinto 2016’ “denota peso e um maravilhoso caráter perfumado, que ajuda a aperfeiçoar os seus poderosos taninos”, segundo Roger Voss. O crítico da especialidade realça, ainda, o potencial deste vinho, daí que o seu consumo possa ser adiado para 2022.
O ‘La Rosa Reserva tinto 2016’ foi, maioritariamente, fermentado em tradicionais lagares de granito com pisa a pé. O estágio decorreu em barricas de carvalho francês e foi engarrafado em Julho de 2018. Graças às condições climáticas registadas nesse ano, revela-se um vinho frescos, estruturado, com máxima expressão aromática. Denota um perfil menos maduro do que o ano de 2015.
© DR
Na boca, apresenta uma excelente estrutura, com textura complexa, onde a fruta em boca é um prolongamento do que se sente em nariz. Os taninos finos e firmes conferem classe e longevidade a este néctar que, à mesa acompanha, preferencialmente, pratos de carne fortes, enchidos ou queijo da Serra.