O goji é um fruto originário dos Himalaias e há mais de 2500 anos que é usado na Ásia, em especial pelos chineses, como alimento e para fins medicinais.
Mais recentemente, as bagas goji começaram a ser consumidas e valorizadas nas sociedades ocidentais, fazendo já parte da lista dos superalimentos com múltiplos benefícios para a saúde.
As goji têm uma ação antioxidante que combate os radicais livres, diminuindo os efeitos da oxidação das células e ajudando a prevenir inúmeras doenças.
Os fitoquímicos presentes nas bagas de goji também são responsáveis por controlar os níveis de gordura no sangue, ajudando a diminuir o colesterol mau (LDL), ao mesmo tempo que aumenta os níveis do HDL, que é considerado o colesterol bom para o corpo. Os fitoquímicos também ajudam na produção dos glóbulos brancos e anticorpos que, por sua vez, ajudam o corpo a lutar contra micro-organismos que causam doenças.
Estudos já comprovaram a ação dos compostos fitoquímicos presentes no goji contra alguns tipos de cancro. O fruto é usado para este fim há milénios pela medicina tradicional chinesa. Os componentes fitoquímicos presentes na fruta também são responsáveis por proteger as células da retina contra danos, protegendo a visão.
As bagas são também anti-inflamatórias e têm uma ação hipoglicémica.
Sabe-se que são ricas em ferro e vitamina C e que são contraindicadas na gravidez e para pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes.
Em excesso, podem causar diarreia, náuseas e dores de cabeça. Por isso, o seu consumo deve ser moderado, podendo ser incluídas em saladas, batidos, nos iogurtes, nos cereais, entre outros.