Um novo estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que não são apenas as ações dos nossos gatos que definem a sua personalidade, mas também a cor do seu pelo.
Os veterinários daquela instituição de ensino superior analisaram a relação entre a cor da pelugem e o comportamento agressivo em gatos domésticos. Para tal, os especialistas recolheram informações sobre felinos por meio de uma pesquisa online: no total, foram obtidas 1.274 respostas de donos de felinos. Os inquiridos divulgaram a cor dos seus bichanos e os eventuais problemas de comportamento apresentados em três situações diferentes: nas interações diárias, em visitas ao veterinário e ao passar mais tempo com eles.
As gatas são mais agressivas
Os investigadores chegaram à conclusão de que a cor do pelo apresenta ligações curiosas com a personalidade do gato. Foi possível entender que as mais agressivas são as fêmeas cinzentas e brancas, brancas e pretas ou alaranjadas, e as da raça calico. As gatas de pelo cinza com branco demonstraram ser altamente temperamentais na hora de consultas no veterinário, enquanto que as de pelo calico (alaranjado, preto e branco) são as que mais tendem a irritar-se.
Pelo preto é bom sinal
O estudo desmentiu as crenças que rondam os gatos pretos. Pelugens totalmente brancas, cinzas e pretas foram associadas a gatos com atitudes mais calmas e menos agressivas. Os responsáveis pelo estudo estabeleceram uma ligação entre tais inferências e o fator histórico da espécie. Por se tratarem de animais que existem há milhares de anos, as raças de pelo escuro ou cinza podem ter se desenvolvido em ambientes diferentes, comparativamente por exemplo com os gatos alaranjados.