Pato e champanhe rosé? À primeira vista pode não parecer um casamento feliz, mas a verdade é que se trata de uma união que tem tudo para alcançar o sucesso.
Falamos do novo foie gras lançado pela Rougié e Atlas Gourmet e que pode encontrar à venda no supermercado do El Corte Inglés.
Esta receita é “inovadora”, asseverou Mário Sequerra, representante da Rougié em Portugal, durante a apresentação do produto na zona gourmet do El Corte Inglés, em Lisboa, garantindo que “não há maus-tratos aos animais” ao longo do processo de criação dos patos.
O responsável explicou ainda que esta receita prima pela ausência de nitritos, pois toda a alimentação dos patos é “controlada”, não havendo espaço para químicos.
“Eles vivem no campo e comem o que lá há”, garantiu Mário.
Quanto ao foie gras ficámos a saber que, ao contrário do que se possa pensar, não se trata de uma invenção francesa, pois o seu aparecimento remonta à época do Antigo Egito.
Neste caso, o foie gras é de pato, mas também há de ganso. A principal diferença? O primeiro apresenta um “sabor mais intenso e uma textura mais suave”, enquanto o segundo prima por um “sabor mais subtil e uma textura mais amanteigada”.
Curiosidades sobre o foie gras
- O foie gras foi descoberto no Egito há cerca de 5 mil anos
- Descoberta foi feita com os gansos que migravam para a Escandinávia depois de passarem o inverno nos pântanos do Delta do Nilo
- O tamanho do fígado dos animais chamou à atenção e os egípcios perceberam que o mesmo se devia ao facto de os gansos comerem em excesso antes de migrarem para, assim, acumularem energia para a viagem
- As sessões de engorda dos patos e gansos duram apenas "alguns segundos" e "não são dolorosas" para os animais
- Os animais adultos são alimentados no máximo 12 dias
- Foie gras deve ser consumido natural, mas depois de aberto pode ser conservado até três dias no frigorífico envolvido em papel celofane
Dicas para servir foie gras e fazer ‘boa figura’
- O foie gras deve ser servido em pedaços ou fatias
- Pode colocá-lo por cima de tostas, ou pão, sem nunca barrar
- O ideal é que a base (tostas ou pão) seja neutra
- Pode temperá-lo com geleias de vinho doce, geleias de fruta ou apenas com sal em flocos e pimenta
- deve usar uma faca de lâmina fina para cortar o foie gras, devendo humedecê-la com água quente após cada corte
- Se o quiser preparar atempadamente pode fazê-lo: corte-o e guarde-o no frigorífico protegido por película aderente, devendo ser retirado do frio cinco minutos antes de servir