Para todas as massagens, é recomendado que utilize um bom óleo que faça com que as mãos deslizem bem e que seja bom, como os óleos de rosa-mosqueta, jojoba, limão, toranja, zimbro, cipreste, amêndoas doces, sésamo ou grainha de uva.
A sugestão é uma massagem relaxante, perfeita para o final de um longo e extenuante dia de trabalho. Como o stress é também uma das causas de celulite e da retenção de líquidos, a massagem acaba por ajudar no combate a esses dois flagelos.
O primeiro passo é exfoliar o corpo na área a massajar com movimentos fortes e circulares para ativar a circulação sanguínea e remover as células mortas. Depois, retire o produto que utilizar com água bem fria e passe à fase da massagem, utilizando um óleo à sua escolha. Para uma massagem mais eficaz, siga os seguintes passos:
Acenda uma vela a seu gosto, se preferir aromática, e procure um ambiente com pouca luz, com temperatura agradável e coloque uma música ambiente tranquila;
Espalhe o óleo nas mãos, friccionando-as, e comece pelas pernas. Deslize as mãos suavemente ao longo da perna, desde o pé até ao fim da coxa. A palma da mão deve fazer uma pressão suave e as pontas dos dedos ligeiramente maior, mas sem provocar dor. Como se trata de uma automassagem, ser-lhe-á difícil massajar a parte de trás da perna, por isso tente envolver toda a perna com as duas mãos.
O movimento deve ser sempre suave e de baixo para cima, já que o objetivo é empurrar o sangue para o coração.
Na barriga, faça movimentos circulares a partir do umbigo, no sentido dos ponteiros do relógio, e vá aumentando o círculo até cobrir toda a área abdominal. Repita várias vezes.
Belisque com as pontas dos dedos os ombros e pescoço, zonas que acumulam muita tensão.
Termine com uma massagem suave ao couro cabeludo e ao rosto. Fixe os dedos no couro cabeludo e, sem mexer, faça movimentos circulares suavemente, com alguma pressão.
No rosto, faça movimentos circulares e delicados em redor das têmporas. De seguida, com o polegar e o indicador, dê pequenos e suaves beliscões ao longo das sobrancelhas, insistindo na zona perto do nariz, fazendo pressão.
Termine fazendo pressão nos ouvidos. Tape-os e destape-os três vezes.
Por fim deite-se e fique de olhos fechados durante cinco e dez minutos. Deixe o pensamento voar. Imagine que está numa floresta por onde passa um grande e longo rio. Sente-se à beira-rio com os pés dentro de água e observe o correr do curso das águas. Mergulhe. Deixe-se levar pela corrente do rio e veja… onde irá 'desaguar'.