Mito ou facto: É verdade que o coração pára de bater quando espirramos?

Diz 'santinho' ou 'saúde' quando alguém espirra? E sabe por que usamos essas expressões? Sim, tem tudo a ver com a morte.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
26/11/2019 14:00 ‧ 26/11/2019 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Espirro para a morte

De acordo com a The Library of Congress, existem várias origens para darmos essa resposta, mas todas advêm da mesma noção - quando diz saúde está a tentar proteger a pessoa da possível morte, depois do seu coração ter parado devido ao espirro.

O que exatamente acontece quando espirra?

Pense num espirro como um mecanismo de defesa. “É um comportamento instintivo projetado para limpar o nariz de poeiras e detritos”, diz Christopher Kelly, cardiologista. “Basicamente, quando a parte interna do nariz fica irritada, você fecha os olhos, respira profundamente e os seus músculos do peito tiram o ar dos pulmões a alta velocidade. Depois, sopra pelo nariz e limpa o que seu corpo acha que não deveria estar lá”, continua o especialista.

Mas o coração pára?

“Este é um daqueles mitos que tem um pouco de verdade”, diz Benjamin S. Bleier, otorrinolaringologista da Mass Eye and Ear (EUA). “Pense na posição do coração no corpo. É bem perto dos pulmões e do peito, pelo que, respirar fundo (o que é aconselhável antes de espirrar) pode ativar um nervo chamado nervo vago (que liga o cérebro a uma parte do cólon)”, diz Bleier.

Entre as suas muitas outras responsabilidades, o nervo vago envia um sinal para o coração desacelerar. Por isso, algumas respirações profundas podem ajudar a diminuir a frequência cardíaca e acalmá-la, também quando se sente ansioso.

“Em alguns casos pessoas, a respiração profunda que ocorre no início de um espirro pode ativar o nervo vago de tal forma que o ritmo do coração diminui rapidamente”, diz Kelly. Mas não se preocupe: “O coração vai continuar a funcionar normalmente durante um espirro, sem nenhum efeito percetível”.

E mesmo que o seu coração diminua a intensidade do batimento durante um segundo, não é realmente nada com que se deva preocupar. “O coração bate, em média, cerca de 70 a 90 vezes por minuto”, aponta Kelly. O problema verdadeiro, no entanto, surge quando o coração realmente para por mais de quatro segundos, dado que isto pode levá-la a desmaiar. Mas, novamente, isso não deverá acontecer com um espirro”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas