Popularmente, acredita-se que o mel é um importante agente contra infecções, inflamações e contra problemas digestivos.
Adicionalmente, é um alimento bastante rico nutricionalmente, fazendo com que seja considerado o substituto mais saudável para o açúcar, inclusive para diabéticos.
Todavia, será que vale mesmo a pena trocar o açúcar ou outro adoçante pelo mel na hora de adoçar o chá?
Afinal, vale a pena usar mel no chá?
Sim, o mel é um alimento bastante nutritivo e saudável e por isso pode usá-lo para adoçar o seu chá favorito. Adicionalmente, possui um sabor característico, sendo ideal para infusões com sabores mais amargos.
Compostos fitoquímicos como ácidos fenólicos e flavonoides, ácido ascórbico, carotenoides, aminoácidos e proteínas também são encontrados em pequenas quantidades neste adoçante natural.
O conjunto desses e outros compostos fazem com que o mel traga vários benefícios para a saúde, a saber:
1. Evita e trata infecções
O mel possui fortes propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais. Isso faz com que ele seja bastante eficaz na prevenção e tratamento de diversos tipos de infecções, principalmente as que atingem o trato respiratório.
Sendo assim, ele é empregado com frequência em tratamentos caseiros contra a gripe. Isso acontece porque o alimento apresenta uma ação semelhante à dos antibióticos. Inclusive, pode combater bactérias que criaram resistência a esse tipo de medicamento.
2. Protege o organismo
Além de ajudar a prevenir infecções, o consumo de mel também protege o organismo contra os danos causados pelos radicais livres. Isto porque, é rico em diversas substâncias conhecidas como antioxidantes.
No organismo, estas evitam a ação dos radicais, que são produzidos pelo próprio corpo, mas que acarretam uma série de malefícios para a saúde. Entre eles estão o maior risco de desenvolver cancro, doenças cardíacas, inflamações e problemas crónicos.
3. Possui mais nutrientes que o açúcar
Cada colher (de sopa) de mel contém vitaminas como o ácido ascórbico, conhecido como vitamina C, tiamina, riboflavina, piridoxina, ácido pantoténico, biotina e ainda ácido fólico.
Além de ter cerca de 80% da sua composição formada por frutose, sacarose ou glicose, açúcares naturais que proporcionam mais energia ao corpo. O adoçante também é rico em minerais, os principais são: cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo e selénio.
Essa composição torna o mel uma alternativa mais saudável do que o açúcar branco, que não possui quaisquer propriedades nutricionais. Motivo pelo qual é chamado de produto com calorias vazias.
4. Fortalece o sistema imunológico
Consumir mel no chá também pode ser uma ótima maneira de aumentar a imunidade do organismo de maneira natural. Isso porque, o alimento estimula a multiplicação das principais células de defesa, graças a vitamina C.
Na prática, isso faz com que o corpo consiga se defender melhor contra ataques externos e mutações, que acontecem com frequência no interior das células.
O mel também garante um suprimento de glicose, substância essencial para a respiração celular. Além de ser utilizado para produzir o peróxido de hidrogênio, principal arma dos macrófagos contra infecções.
5. É um calmante e relaxante natural
Já se sentiu muito mais calmo após beber uma chávena bem quente de chá com mel? Pois saiba que isso acontece porque o alimento possui um leve efeito sedativo, que ajuda a relaxar e a acalmar.
Esse efeito deriva da ação dos compostos fitoquímicos encontrados no mel, que agem diretamente no sistema nervoso central. Lá, estes estimulam a produção de substâncias que induzem ao sono e sensação de bem-estar.
Portanto, tomar chá com mel antes de ir para a cama é a receita certa para um sono tranquilo, especialmente se for um chá calmante.
6. Protege o trato gastrointestinal
Devido aos seu efeito bactericida o mel consegue combater diversos tipos de bactérias causadoras de problemas gastrointestinais. Uma delas é a Helicobacter pylori, que provoca úlceras estomacais.
O alimento também combate bactérias que causam infecções intestinais e podem causar diarreia. Além de servir como uma forma de nutrição, por conter um alto nível de açúcares.
Assim, ajuda a prevenir a desidratação, que é uma complicação comum derivada da perda de líquido corporal durante a diarreia.
Como usar o mel no chá?
O ideal é usar uma colher (de sopa) de mel para cada chávena de chá. Essa quantidade é o suficiente para adoçar a bebida, proporciona apenas 61 calorias e os diversos benefícios desse adoçante.
O mel é um alimento mais doce que o açúcar. Portanto, deve usá-lo em menor quantidade para adoçar, o que é uma vantagem para quem deseja perder peso, pois diminui a ingestão calórica.