É necessário consultar o veterinário de imediato se o seu cão estiver com a barriga inchada e dura. Pode tratar-se um problema simples, mas dependendo do aumento de volume e de outros fatores, poderá ser motivo de preocupação.
Existem inúmeras causas para que o abdómen do seu cão estar inchado. Se falarmos de uma cadela, pode ser até uma gravidez. Apresentamos as seis principais:
- Parasitas: Se além do inchaço, o seu cão está com diarreia, vómitos, falta de apetite ou letargia, é muito provável que seja parasitismo. É importante seguir um plano de desparasitação adequado.
- Dilatação e torção gástrica: Condição repentina. A dilatação carateriza-se por um aumento de gás e/ou liquido no interior do estômago e a torção impede que esse conteúdo saia de forma normal. A única resolução deste problema é cirúrgica.
- Gases: Este é um problema simples. O tratamento pode envolver a mudança de dieta, probióticos e carvão vegetal.
- Insuficiência cardíaca: Se o cão estiver com tosse, dificuldade em respirar, desmaios, fadiga e pouca energia, o inchaço abdominal pode estar relacionado com problemas de insuficiência cardíaca.
- Problemas hepáticos: Para diagnosticar problemas no fígado podem ser necessários exames sanguíneos, radiografias abdominais e ecografia. No caso de se tratar de uma ascite, uma dieta com restrição de sódio pode ajudar a combater o inchaço.
- Peritonite: Em casos mais graves os cães pode sofrer toxémia, septicemia, choque, dor abdominal aguda. Procure um veternário.