Vício em compras online “é uma doença mental”, defendem psiquiatras

Investigadores da Faculdade Medicina, da Universidade de Hannover, na Alemanha, afirmam que o ‘transtorno de comprar online’ deve ser classificado como doença mental.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
30/12/2019 14:00 ‧ 30/12/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Shopaholics

Quer seja na ASOS, no Ebay ou na Amazon, atualmente quando se trata de fazer compras muitos de nós optam por usar a Internet.

Todavia, enquanto algumas pessoas compram ocasionalmente online, parece que para outras o hábito se torna rapidamente num vício – tanto que os especialistas creem que deve ser classificada como “uma doença mental”.

Investigadores da Faculdade Medicina , da Universidade de Hannover, na Alemanha, afirmam que o ‘transtorno de comprar online’ deve ser classificado como uma condição mental, ao invés de estar listado como ‘outra forma específica de compulsão’.

A médica Astrid Muller disse em entrevista ao jornal jornal britânico Mirror: “é altura de reconhecer este transtorno como um doença mental separada e de tentar adquirir mais conhecimento, através da realização de estudos, sobre como esta compulsão por comprar se desenvolve na Internet”.

“A condição é caracterizada por uma extrema preocupação com, e o desejo de, comprar, assim como a compulsão para possuir de imediato certos bens", explicou Muller. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas