Ingerir esta bebida quatro vezes por semana melhora a saúde do cérebro

O hábito de beber chá pode proteger os neurónios.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
07/01/2020 13:55 ‧ 07/01/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Capacidades cognitivas

Uma equipa internacional de investigadores apurou que o chá tem o poder protetor contra o declínio das funções cerebrais que advêm da velhice.

A descoberta, publicada no periódico científico Aging, baseou-se na realização de testes cognitivos numa população de 36 adultos, com mais de 60 anos, entre 2015 e 2018. Investigadores da China, Reino Unido e Singapura estudaram ainda dados sobre a saúde e o estilo de vida dos voluntários, que foram submetidos a exames de ressonância magnética.

Os cientistas descobriram que aqueles que beberam chá verde, o chá chinês Oolong e chá preto pelo menos quatro vezes por semana por 25 anos tiveram uma conexão mais eficiente entre as regiões do cérebro, fazendo com que as informações fossem processadas de forma mais eficiente e organizada.

O investigador Lei Feng, que liderou o estudo, fez uma analogia interessante, para explicar o impacto da toma de chá no cérebro: “quando um sistema de estradas é melhor organizado, o movimento dos veículos e dos passageiros é mais eficiente e usa menos recursos”, disse. "Similarmente, quando as conexões entre as regiões cerebrais são mais estruturadas, o processamento de informação ocorre de modo mais eficaz”.

Os cientistas envolvidos no estudo pretendem agora investigar o que na composição do chá atenua o declínio das funções cerebrais e descobrir como a memória surge nos circuitos do cérebro.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas