Os beijos são importantes. Estudos afirmam que o beijo estimula o cérebro a libertar endorfinas, criando uma sensação de bem-estar e até queima calorias.
Mas por muito agradável que seja, é recomendado evitar o contato íntimo com desconhecidos ou com pessoas com as quais são tem confiança uma vez que existem várias doenças que podem ser transmitidas por este ato de afeto.
Mononucleose infecciosa: infeção viral causada pelo vírus Epstein-Barr que se encontra na saliva e na secreção nasal. A 'doença do beijo' pode causar sintomas de febre, dor de garganta e cabeça, amigdalite, aparecimento de gânglios no pescoço e cansaço.
Gripe e constipação: os vírus destas doenças podem ser transmitidos pelo beijo.
Herpes labial: a transmissão do vírus da herpes é feita pelo contato direto com pessoas infetadas, principalmente através do beijo.
Papeira: a papeira é causada pelo vírus da papeira, que se dissemina de pessoa para pessoa através da tosse, dos espirros e da saliva.
Candidíase: é uma infeção causada por um fungo do género Candida.
Sífilis: é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum, mas que também pode ser transmitida pela saliva.