Vivemos numa época em que utilizamos os smartphones para tudo. Servem não só para fazer chamadas ou enviar mensagens, como também para tirar fotografias ou reproduzir o mais variado tipo de conteúdos. Mas e quando os agarramos apenas porque sim, sem haver neles qualquer notificação que indique essa necessidade ou sem que queiramos fazer efetivamente alguma tarefa com eles?
Se sofre um pequeno ataque cardíaco quando não sente o seu smartphone no bolso ou se o procura mesmo quando já o está a utilizar para, por exemplo, ligar a alguém, então a WIKO, empresa europeia de smartphones, tem algumas dicas que poderão ajudar.
1. Restrinja o tempo de utilização
Um dos passos mais básicos – ainda que talvez não o mais fácil de concretizar – é definir alturas específicas para utilizar o smartphone. Pode, por exemplo, colocar alarmes especificando essa frequência e, sempre que toca, pode ver o smartphone. Comece com 15 minutos de espaçamento, depois meia hora, suba até aos 45 minutos e por fim a 1 hora completa. Sempre que o alarme toca pode verificar todas as notificações e, para reduzir a ansiedade de resposta, avisar familiares e amigos de que poderá não estar tão atento ao smartphone.
2. Evite usá-lo enquanto come ou em convívios
Além de restringir o seu tempo de utilização, tente também restringir as alturas em que usa o smartphone. Embora ter o smartphone em cima da mesa enquanto se come seja algo já banal nos dias de hoje, deixe-o fora da mesma completamente bloqueado quando estás a fazer alguma refeição ou apenas a conviver com os seus amigos e família. Esta simples ação fará com que desligue por alguns momentos e aproveite a companhia.
3. Desative todas as notificações push que puder
Não necessita de ser interrompido a cada 'like' na última fotografia que publicou no Instagram. Para desligar estas notificações basta ir às 'definições' e depois 'notificações', para controlar as suas preferências. Pode deixar apenas as notificações essenciais ativadas, como o e-mail, mensagens e agenda.
4. Não o leve para a cama
Não permita que este equipamento seja a última coisa que vê à noite nem a primeira para onde olha de manhã. Ao usar um despertador comum e colocar o telefone fora do alcance, evitará a tentação de começar o dia nas redes sociais ou a responder a uma avalanche de mensagens e atualizações. Desligue-se totalmente quando chega a hora do descanso.
5. Mantenha-se ocupado
Se tem uma rotina ou um plano específico para cada dia, incluindo responsabilidades ou algum hobby, sobra menos tempo para gastar no smartphone. O bónus em não o utilizar tanto é que sobra mais tempo para essas atividades, tornando-o mais produtivo. Se estiver de férias ou entre empregos, aproveite para aprender algo que nunca fez, como um novo desporto, ou para apenas passar tempo de qualidade com a família e amigos.