Uma equipa de investigadores da Universidade do Sul da Austrália, identificou uma relação direta entre a dieta e os níveis de testosterona.
O estudo divulgado pelo jornal Metro revela que optar por consumir um regime alimentar rico em qualquer variedade de gordura, incluindo as monoinsaturadas saudáveis, afeta negativamente a produção de testosterona. Já ingerir uma alimentação abundante em claras de ovos pode acarretar benefícios.
O poder da clara do ovo
Como aponta o jornal Metro, num estudo anterior os cientistas apuraram que as dietas ocidentais, caracterizadas pelo consumo excessivo de fast-food, provacam uma redução de 25% nos índices de testosterona.
“Este estudo também descobriu que o consumo de albumina, a proteína presente na clara de ovo, aumentou os níveis de testosterona quatro vezes em relação aos casos de jejum”, disse a cientista Karma Pearce.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a infertilidade afeta 25% dos casais em todo o mundo. Apesar do fenómeno ter várias causas, estima-se que entre 20 a 30% das vezes se deva a complicações masculinas.