Um novo estudo associou uma hora de dormir mais tardia a um risco aumentado de obesidade em crianças com menos de 6 anos. Mas atenção: os investigadores dizem que, apesar da descoberta, os pais não devem colocar já os seus filhos a dormir mais cedo.
Em vez disso, mães e pais preocupados devem concentrar-se em manter uma rotina regular quando se trata de agendar horários para refeições e deitar. Quem o diz é Claude Marcus, professor de pediatria no Instituto Karolinska, na Suécia, e principal autor do estudo publicado esta terça-feira na revista Pediatrics e citado pela CNN.
A pesquisa, que fazia parte de um estudo mais amplo sobre obesidade, concentrou-se em 107 crianças na Suécia - 64 das quais tinham um dos pais com excesso de peso ou obesidade. Os investigadores analisaram o peso, a altura e a circunferência da cintura de cada criança com idades de um a seis. Todas as crianças tinham medidas semelhantes quando o estudo começou. O sono foi medido durante sete dias consecutivos, uma vez por ano.
As crianças que habitualmente iam para a cama mais tarde - às 21h - apresentavam uma cintura mais larga e um maior IMC (índice de massa corporal) no final do estudo.