Oito sintomas de que provalmente está grávida
O atraso do período menstrual é geralmente o primeiro alerta de que a mulher pode estar grávida, todavia este fator não é completamente confiável, já que a menstruação tardia pode estar associada a outros problemas de saúde, como stress ou distúrbios alimentares, por exemplo.
© iStock
Lifestyle Sintomas de gravidez
Então, como posso confirmar se estou grávida, antes mesmo de realizar um exame de sangue?
Ora segundo a revista Women’s Health e a opinião do médico ginecologista e obstreta Domingos Mantelli, existem oito alterações que ocorrem no corpo logo no inicio da gestação, e que quando combinados, são um forte indício de gravidez.
Dor e sensibilidade nas mamas
O aumento da irrigação de sangue na região faz com que as mamas aumentem de volume, tornando-se mais sensíveis ao toque e doloridas. Mais ainda, e conforme aponta o médico os mamilos muitas vezes tornam-se mais escuros.
Sangramento vaginal
O embrião aloja-se na parede do útero até ao começo da segunda semana, o que pode ocasionar algum tipo de sangramento proveniente da vagina. Geralmente não dura mais de um dia.
Sangramento das gengivas
As alterações hormonais que ocorrem na gestação podem causar o inchaço e inflamação das gengivas.
Insónias
A partir do terceiro trimestre de gestação ter insónias é um sintoma bastante comum. Sobretudo entre as gestantes mais nervosas e ansiosas.
Vontade excessiva de urinar
É muito frequente no primeiro trimestre de gravidez, como consequência das alterações hormonais a acontecerem no corpo da mulher.
Alterações visuais
Secura nos olhos, aumento do grau, olhos inchados, sensibilidade exacerbada à luz e dificuldade em utilizar lentes de contato são frequentes na gravidez, refere a Women’s Health.
Sensibilidade desmesurada e vontade constante de chorar
Devido aos níveis de estrogénio de progesterona na gravidez, as mudanças de humor são sintomas altamente usuais e muito semelhantes aos que ocorrem durante a TPM.
Obstipação
Os valores 'anormais' de progesterona elevados e a compressão do intestino pela dilatação do útero causam prisão de ventre em muitas grávidas. Também é comum o aumento da flatulência.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com