Dormir com lentes de contacto, ou ainda nadar no mar ou na piscina sem remover as lentes dos olhos, não lavar ou mudar o líquido das caixa das lentes, são alguns exemplos de falta de higiene, preguiça e falta de atenção que podem colocar em risco a visão das pessoas.
O alerta é dado pelo órgão governamental norte-americano Centers for Disease Control (CDC) que sublinha que quem dorme com lentes de contaCto pode sofrer danos permanentes na visão e até cegueira.
Mais de um quarto das 1075 infecções nos olhos podem ser provocadas por falta de higiene ou preguiça do utilizador, como reporta o Daily Mail.
Michael Beach, da organização CDC sublinha: “As lentes de contacto são um método de correção da visão seguro e eficaz quando usadas e cuidadas como recomendado. No entanto, a má utilização e falta de cuidado pode provocar infecções nos olhos e por vezes provocar danos sérios e por muito tempo".
Neste último estudo realizado pela entidade de saúde os investigadores analisaram uma década de relatórios realizados por médicos, fabricantes de lentes de contacto e pacientes. Os especialistas concluíram que em 20% dos casos a utilização inadvertida resulta em cicatrizes, perda de visão ou danos tão graves que se torna necessário um transplante de córnea.