Abdominais de sonho em casa! Quantos devo fazer e com que frequência?

Abdominais sim, mas calma. Realizar este exercício em excesso pode paradoxalmente prejudicar o objetivo de tonificar a barriga.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
20/03/2020 13:00 ‧ 20/03/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Gordura abdominal

Uma barriga lisa e tonificada é o objetivo de muitos que praticam exercício físico e o treino de abdominais é sem dúvida o mais comum para o conseguir.

Além de tonificar, ajuda a prevenir dores nos rins, melhora a postura e aumenta o equilíbrio, pois fortalece o tronco. Apesar disso, fazer abdominais todos os dias não é aconselhado, pelo contrário, poderá estar a contrariar os efeitos do seu próprio treino.

Em qualquer exercício que trabalhe os músculos, a recuperação faz parte do processo, e nos abdominais não é diferente. Depois do esforço, importa que o tecido recupere, sendo que é nesta fase que se está definindo. Ao praticar o mesmo exercício diariamente, não dá tempo para que o tecido recupere, o que significa que está a contrariar os efeitos pretendidos com o exercício.

Segundo o site The Health, três a quatro treinos de abdominais por semana, em dias alternados, é o ideal, com pelo menos 100 repetições no total. Nos dias de treino, não se foque num só tipo de abdominal: flexões com as pernas na vertical ou abdominais laterais são variações que vão complementar o seu treino (e garantir uma barriga mais definida, que pode chegar ao famoso six pack).

Além disso, exercícios complementares também ajudam na tonificação e perda de gordura na zona abdominal. Tente juntar ao seu treino 20 minutos de sprint (ou de corrida estacionária, levantando à vez os joelhos de cada perna até ao nível do peito), quanto ao treino de força, será mais eficaz fazer menos repetições com mais pesos, do que o contrário, pois o esforço do músculo será maior.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas