Evitar utilizar usar lentes de contacto pode diminuir significativamente o risco de contrair o novo coronavírus, sublinham as autoridades de saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Direção Geral de Saúde (DGS) alertam que os indivíduos não devem tocar na cara, sobretudo nos olhos, boca e nariz de modo a impedir que sejam infetados.
Nesse sentido, pessoas que usam lentes de contacto não só estão a aumentar as chances de contraírem a doença, como estão mais propensas a tocarem nos olhos inúmeras vezes ao longo do dia.
A médica Sonal Tulsi, da Academia Norte-Americana de Oftalmologia, disse à estação televisiva ABC13: "Substituir as lentes de contacto pelos óculos pode reduzir a irritação ocular, assim como parar a pessoa ao aperceber-se que está prestes a tocar nos olhos".
Mais ainda, a clínica refere que usar óculos oferece igualmente outro tipo de proteção contra a Covid-19 já que é uma barreira adicional caso alguém que seja portador do vírus tussa ou espirre, salvaguardando a visão das gotículas expelidas.
Contudo, é importante salientar que usar óculos disponibiliza somente proteção limitada - e que manter o chamado distanciamento social relativamente a outras pessoas continua a ser a medida mais importante para reduzir o risco de contração do vírus.
Wang Guangfa, médico especialista pulmonar, disse à ABC13 que acredita que contraiu o vírus a partir de um paciente e que esse contágio se deu através do olho.
Guangfa explicou que um dos seus olhos ficou subitamente inflamado, mesmo previamente à manifestação de quaisquer outros sintomas, e antes de ser diagnosticado com a Covid-19.
Os especialistas alertam que se tiver mesmo que usar lentes de contacto, deve então lavar minuciosamente as mãos antes de as colocar nos olhos, assim como usar gotas específicas ao longo do dia para aliviar qualquer irritação que sinta na vista.
Utilizar lenços de papel para ajustar as lentes também pode ser uma solução viável, de forma a reduzir a possibilidade de contrair o novo coronavírus ao tocar nos olhos.