Numa altura em que o isolamento social força os casais a ficar entre quatro paredes, aumenta a preocupação com o fim dos relacionamentos e o surgimento de casos de violência doméstica. A experiência de quem passou pelo mesmo assim o indica: 90% das denúncias de violência na cidade chinesa de Jingzhou foram relacionadas ao confinamento imposto.
Com o objectivo de ajudar a prevenir estas situações, a sexóloga e especialista em inteligência emocional Aline Castelo Branco decidiu lançar uma iniciativa única e solidária para casais. 'Fale Comigo' oferece consultas online totalmente gratuitas a quem está, nesta fase de emergência, a passar por problemas e pretende ganhar ferramentas para ultrapassar os desafios e fortalecer a relação.
De acordo com a especialista, “o isolamento social representa um desafio para os casais que passaram a conviver 24 horas, sem interrupção. A tensão pode levar ao aumento de conflitos, discussões e falta de diálogo, mas a quarentena não pode ser uma desculpa para todos os problemas”.
Para prevenir atitudes indesejadas e até um possível divórcio, os casais têm de agir desde já. “É necessário aprender a manter o equilíbrio entre a emoção e a razão neste momento difícil para evitar problemas no futuro, quando a quarentena terminar”, sublinha Aline Castelo Branco.
Para aceder ao aconselhamento desta iniciativa, que antecede o lançamento de um instituto dedicado ao desenvolvimento humano e sexualidade em Portugal, é necessário participar de uma selecção prévia online, através da qual as pessoas respondem a um formulário para análise comportamental.
Todo o processo é confidencial e só acedem ao aconselhamento os casais considerados em situação de conflito ou emocionalmente afetados. “A nossa intenção é oferecer informação séria e promover a saúde emocional, mental, sexual e relacional a quem necessita de ajuda e quer transformar a sua vida, para atingir o próximo nível”, conclui a especialista.