Os seres humanos não são muito bons a estar separados, como é possível confirmar pelos casos de pessoas que estão a ignorar as recomendações de isolamento social um pouco por todo o mundo.
A verdade é que o desejo de estar fisicamente próximos uns dos outros é da natureza humana. Segundo um artigo da CNN, Nós humanos - ou a nossa espécie ancestral, mais precisamente - somos criaturas sociais desde a Idade da Pedra. Muitos estudos mostram que os caçadores-coletores formaram 'bandos' pois consideravam que os esforços conjuntos eram mais eficazes na tarefa de encontrar comida, afastando ameaças animais ou humanas.
Durante um longo processo evolutivo, os seres humanos desenvolveram sociedades altamente sofisticadas nas quais cooperam para sobreviver e melhorar vidas.
Hoje, ter contato físico consensual e apreciar a companhia de outras pessoas na carne liberta uma série de substâncias químicas no cérebro e no corpo - endorfinas, serotonina e oxitocina, por exemplo - responsáveis pelos sentimentos de felicidade e até de amor.