Uma vacina contra a Covid-19 pode ser administrada já no próximo outono a profissionais de saúde, assegurou, nesta segunda-feira, numa entrevista ao diário Le Figaro, o diretor executivo da empresa de biotecnologia Moderna Therapeutics Stéphane Bancel.
"Começámos a 16 de março, na companhia dos homólogos americanos do Inserm, um estudo clínico de fase 1 com 45 pessoas em Seattle. Estamos a testar três doses diferentes, administradas em duas injeções com três semanas de intervalo. A segunda injeção desta vacina chamada mRNA-1273 ocorrerá nesta semana", começou por dizer o diretor executivo da empresa de biotecnologia Moderna Therapeutics.
"Os ensaios de fase 1 avaliam a segurança e a tolerabilidade da vacina. Eles também possibilitam verificar se os anticorpos contra o vírus estão ou não presentes no sangue das pessoas testadas, que obviamente não estavam infectadas anteriormente. Em seguida, medimos a concentração dos anticorpos e a sua capacidade de neutralizar o vírus. É um passo importante. Se a resposta a esse teste for positiva, existem grandes possibilidades de a vacina funcionar", sublinhou Stéphane Bancel, deixando a garantia de que "a vacina poderia ser administrada a profissionais de saúde já no próximo outono".