De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Direção-Geral de Saúde (DGS) os principais sintomas da Covid-19 são febre, tosse seca persistente e dor ou dificuldade ao respirar.
Todavia, o principal problema reside no facto de algumas pessoas permanecerem assintomáticas mesmo estando infetadas, o que significa que podem estar a contagiar quem os rodeia sem saber.
Além de existirem outros sintomas menos recorrentes que também são característicos da Covid-19, incluindo conjuntivite, dores musculares, tonturas ou perda de apetite, entre outros.
Mas afinal, espirrar também é um sintoma de Covid-19?
O novo coronavírus propaga-se através de gotículas de saliva, expelidas quando falamos, tossimos ou espirramos.
Contudo, os especialistas afirmam que em si espirrar não é um sintoma de infeção por Sars-coV-2.
A publicação Healthline diz: "espirrar, corrimento nasal, dor no rosto, gotejamento pós-nasal, e ardor nos olhos são sinais comuns de alergias ou de constipações".
É alergia ou Covid-19?
Para muitas pessoas, espirrar é um sintoma de alergias decorrentes da chegada da primavera.
David Cutler, médico de família e de clínica geral no hospital Providence Saint John’s Health Center, na California, nos Estados Unidos, afirmou em declarações à Healthline: "alergias não devem provocar febre ou dores musculares, regra geral também não ocorre tosse - e todos estes elementos são sintomas da Covid-19".
Contudo Cutler alerta que pode estar a sofrer ao mesmo tempo de alergias e de coronavírus e por isso mesmo em caso de dúvida recomenda aos indivíduos que recorram a aconselhamento médico personalizado.
Se estiver em duvida se está a sofrer de alergias ou se está infetado com o novo coronavírus contacte a linha SNS24 no número 808 24 24 24.