JK Rowling, a autora da coleção 'Harry Potter', está entre os mais de dois milhões de indivíduos que já visualizaram o vídeo do médico Sarfaraz Munshi e que cuja técnica de respiração os ajudou a recuperar da Covid-19.
O médico de urgências no Queen's Hospital, em Romford, no Reino Unido, explica no vídeo divulgado no Today Show, no canal NBC, que a sua colega e chefe de enfermaria Sue Elliot, utiliza regularmente a técnica com pacientes internados nos cuidados intensivos.
À medida que os sintomas da Covid-19 pioram, é normal que o doente experiencie falta de ar devido aos danos que o novo coronavírus causa nos pulmões.
De modo a combater este processo, Munshi explica que é vital que aqueles que sofrem da infeção consigam fornecer à base dos pulmões a quantidade de ar necessária para funcionarem adequadamenre.
No vídeo, o médico explica: "respire profundamente cinco vezes seguidas e cada vez que o faz sustenha a respiração durante cinco segundos".
"À sexta vez, após inspirar profundamente tussa com força e cubra a boca", diz.
"Repita este processo duas vezes e de seguida deite-se na cama de barriga para baixo com uma almofada à sua frente respirando ainda mais profundamente durante 10 minutos".
Munshi explica que tal é necessário porque grande parte do órgão está localizado nas costas, e não na parte frontal do corpo humano.
"Por favor tenha em atenção, esta é a parte mais importante da técnica, permanecer deitado na cama de barriga para cima por longos períodos de tempo contribui para que as vias respiratórias fechem", alerta o médico no vídeo.
Munshi explica ainda que ao estarmos deitados de costas por longos períodos de tempo, aumentamos o risco de sofrer de atelectasia - condição em que um pulmão colapsa ou fecha.
Tal pode causar pneumonia secundária "que pode levar a um agravamento adicional da doença da Covid-19", conclui o clínico.