Saiba se sofre de Covid-19 através do som da sua própria tosse

Uma equipa de investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, está atualmente a desenvolver uma aplicação com o intuito de diagnosticar precocemente a Covid-19.

Notícia

© Shutterstock

Liliana Lopes Monteiro
13/04/2020 11:15 ‧ 13/04/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

App

A COVID-19 Sounds App desenvolvida por cientistas britânicos já está atualmente disponível em aplicação para Chrome e Firefox. Já outras versões para sistemas de Android e iOS estarão disponíveis brevemente. 

Na medida em que a Covid-19 se trata de uma condição do sistema respiratório, os sons emitidos por pessoas com a doença - incluindo voz, respiração e sons de tosse - são extremamente específicos, conforme se pode ler no artigo divulgado pela Universidade de Cambridge

Como tal, um vasto conjunto de dados será útil no desenvolvimento de algoritmos computarizados de aprendizagem que podem então ser usados para a deteção automática da patologia. 

"Ainda há tanto que não sabemos acerca deste vírus e da doença que causa, e numa situação de pandemia como a que estamos a viver atualmente, quanto mais fidedigna for a informação melhor", afirma a professora Cecilia Mascolo do Departamento de Ciência de Computação e de Tecnologia, da Universidade de Cambridge, que liderou a criação desta app.

A COVID-19 Sounds App recolhe basicamente a informação demográfica e médica dos seus utilizadores, além de amostras de voz, respiração e de tosse através do microfone do smartphone. A aplicação questiona ainda os utilizadores se já testaram positivo para o novo coronavírus

Convém salientar que a app não monitoriza os indivíduos, e que apenas irá recolher os seus dados quando os utilizadores estiverem ativamente a usá-la. A informação será armazenada nos servidores da universidade e utilizada somente para fins de investigação. 

Assim que tiverem completado a análise inicial dos dados recolhidos pela aplicação, os investigadores divulgam a informação a outros cientistas. Os investigadores creem que a base de dados poderá ajudar a melhor entender a progressão da doença, e a aprofundar a relação entre complicações respiratórias e historial médico, por exemplo. 

 

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas